Gírias.

Filed under , by Jééh on 21:34

3

E aí, mano. De boa? 8D

Haha, é isso aí, hoje vou falar sobre "Gírias". 
Bom, gírias todo mundo sabe o que é, então não tem necessidade de explicar. Mas vale dizer que gíria é uma linguagem usada há muuuito tempo atrás. Exemplo disso são as gírias da Jovem Guarda: É uma brasa, mora, broto, o tal, o rei, uma uva, caranga, bokomoko. Aposto que você já ouviu essas e tambem já ouviu sua mãe, ou até mesmo sua avó dizer: pinóia, supimpa e coisas desse tipo.
Pois é, parece engraçado até, mas tem gente que ainda usa essas gírias (confesso que as vezes uso, mas não sou desse tempo, ok? QQ).

Bom, o negócio é que, em todo o Brasil (e até fora daqui), existem vários tipos de gírias. Aqui em São Paulo, as mais usadas são: mano, meu (que é praticamente o mesmo que mano), mané, ta ligado, ta osso, zoar e derivados, brisa, bagulho, tipo assim, putz, entre outras.
Em BH, descobri algumas gírias diferentes, tais como: fraga (que pelo que entendi é o mesmo que 'ta ligado'), vey (que é o mesmo que mano), e paia e/ou palha. 

Aliás, esses dias eu vi um vídeo da @gabbief, onde ela falou uma gíria "caguei baldes", confesso que ri muito com essa gíria e ri mais ainda com o vídeo do @rafinhabastos sobre isso. Mas é uma gíria engraçada, que até então eu desconhecia :D

Em outros estados existem várias outras gírias, e eu tenho vontade de saber todas, mas são muitas :O e eu tenho certeza que, mesmo que você não fale, você conhece várias outras e eu gostaria muito que você comentasse falando sobre essas gírias.

Ah, acabei de lembrar, tem uma que vi uma vez e não lembro de que estado que é, que é assim "mofas com a pomba no balaio", se não me engano é assim, e significa algo tipo: espera sentado. Se alguem souber de onde é essa gíria, por favor me avise, hein.

Bom pessoas, por hoje é só e amanhã a noite eu volto aqui. 
Beijos @jeehiero

Comments Posted (3)

OISAOISAOIAOS, 'mofas com a pomba no balaio' haha, morri de rir ! ah, acho que a gíria mais usada agora é 'tipo' todo mundo fala ' tipo', OSIAOSIA as vezes até irrita :x
muito bom seu blog, tÔ seguindo :D

http://www.arrobascoloridas.blogspot.com/

HUAHUAHAUHA 'tipo' é moda falar né D: todo lugar o povo fala... eu, por exemplo, falo demais x.x' ahuhauahuah
valeu pelo coment :*

é de Floripa o termo "mofas com a pomba no balaio".

Postar um comentário